Samba de segunda

[dedico este post aos amigos Victor Hugo, o dj que me deu a dica, e Nielsen Furtado, pelo reencontro e companhia; e a Zé Pivó, imortal]

Foto: Zema Ribeiro
Foto: Zema Ribeiro

​É segunda-feira, passa das 21h, e no canteiro central da Av. Dep. Mauro Bezerra, vulgo Canal do Caratatiua, uma roda de samba segue a toda. São nove instrumentistas, entre os quais três banjos, únicos instrumentos harmônicos em meio ao naipe de percussão formado por tantã, repique, pandeiro e reco-reco, entre outros. Sem amplificação, tudo direto do gogó, a plenos pulmões. Ao longo da noite os músicos se revezam em um ambiente em que despontam majoritariamente camisas do Sampaio Corrêa (um dos banjos é ornado​​ com as cores do tricolor), mas onde se veem também camisas do Flamengo e do Fluminense. O proprietário do bar traja uma do Grêmio.

Estamos no Samba do Peixe, que acontece semanalmente, tocado pelo mesmo grupo que religiosamente inicia a roda de samba pontualmente às 14h30 na Feira da Praia Grande, aos sábados.

O céu escuro anunciava chuva, o que não diminuiu a disposição do bom público presente. O repertório passeava por temas de Zeca Pagodinho, João Nogueira, Alcides Malandro Histórico da Portela, Monarco, Martinho da Vila e Dona Ivone Lara, entre outros bambas.

O endereço da sede do samba fica em frente à tenda armada no canteiro central: o Bar do Joka, cujo nome está estampado em uma placa de publicidade de cerveja, onde abaixo se lê num toldo: Samba do Peixe. Chama-me a atenção a inscrição em letras miúdas, ao lado: “Pivó eterno”, aludindo ao saudoso Zé Pivó, integrante da ala de compositores de agremiações carnavalescas como a escola de samba Turma de Mangueira, do bairro do João Paulo, ali próximo, onde morava, e do bloco Fuzileiros da Fuzarca, da Madre Deus.

É ele o autor do clássico samba-enredo que festejou o cinquentenário da verde e rosa da ilha: “50 anos faz que a primeira escola desfilou”. Sobre o transitar com desenvoltura entre o João Paulo e a Madre Deus, diz a letra de Sandália de prata, um de seus maiores sucessos: “mas se quiser ficar em casa/ o problema é seu/ eu sou joão-paulino/ mas vou brincar na Madre Deus”.

A foto da foto, por Zema Ribeiro
A foto da foto, por Zema Ribeiro

Entre uma cerveja e outra e um delicioso tira-gosto de tambaqui assado na brasa (por honestíssimos 12 reais) e após ter ido pegar mais uma no balcão (apesar de o local dispor de garçons, inclusive o proprietário), avisto um painel à esquerda da entrada, onde se veem vários retratos de Zé Pivó. O primeiro, em especial, me fisga, impedindo-me até de examinar melhor os outros: o sambista está de pé, num palco, ladeado por Joãozinho Ribeiro (foi num show dele no João Paulo, no começo dos anos 2000, que vi Zé Pivó ao vivo pela primeira vez), Josias Sobrinho (que completou 66 anos ontem) e Lena Machado (a cujo show Divino Espírito Samba o convidado Zé Pivó faltou há alguns anos).

Indago a Joka se ele tem algum parentesco com Pivó. Ele ri e me aponta na parede o retrato de um casal e para abaixo dele. “Veja a semelhança”, diz, e só então me espanto: Joka é a cara do pai. Em seguida me aponta o retrato que tinha prendido minha atenção, de um réveillon do Governo do Maranhão: “essa foto aqui é do último show dele, ele morreu uns dois meses depois”.

Seu legado permanece vivo, a julgar pela disposição de músicos e plateia que dividem o calçadão nas noites de samba no Bar do Joka, segunda após segunda.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM). Coautor de "Chorografia do Maranhão (Pitomba!, 2018). Antifascista.

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