Um filme extraordinário

Faz todo sentido o subtítulo dado no Brasil a Inside Llewyn Davis [Estados Unidos, 2013, 100min.]: Balada de um homem comum traduz perfeitamente a história contada pelos irmãos Coen, cinebiografia de Dave Von Ronk carregada de ficção – não sabemos onde começa uma e termina outra.

Davis (Oscar Isaac) é um músico que não sabe o dia de amanhã – e quem sabe? Sequer tem certeza de em que sofá dormirá na próxima noite. O músico se equilibra entre o autodesprezo e uma dignidade inabalável.

Em carreira solo depois de um disco gravado integrando uma dupla, o músico erra entre cafés, cigarros e o frio dado por Deus mesmo a quem não tem cobertor – ou casaco. De um sonho não abre mão: viver de música. No entanto, numa gravação, abre mão dos direitos autorais para receber o dinheiro na hora. Tomorrow is a long time, não é, Bob Dylan?

Espécie de Midas às avessas, “tudo o que toca vira merda”, diz-lhe a ex-namorada noutra cena. Ele lhe paga um aborto, de um filho que ela não tem certeza que é dele. Uma visita ao pai num asilo, “o que me espera”, e a tumultuada relação com a irmã, para quem Davis não passa de “um marginal” fracassado, demonstram sua dificuldade em lidar com a sociedade, sempre a exigir sucessos.

Inside Llewyn Davis é, como entrega o subtítulo nacional, um filme sobre um homem comum e suas fraquezas. Além do violão que carrega, seus maiores afetos demonstrados são com o gato Ulisses, de um amigo professor que vez por outra lhe dá comida e sofá, e um cachorro que atropela em uma estrada.

Seu conceito de folk é definitivo: “uma música que não é nova e nunca fica velha”. A trilha sonora é um espetáculo à parte.

Autor: zema ribeiro

homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s