Obituário: Laurentino Sacramento

Foto: Fran Gomes
Foto: Frame de vídeo/ Fran Gomes no Facebook/ Reprodução

Fundador do Lelê de São Simão – povoado de Rosário/MA –, Laurentino Sacramento faleceu por volta de meio dia de ontem (10), aos 81 anos, e foi sepultado na manhã de hoje (11). Sofria de Mal de Parkinson e estava com os órgãos vitais bastante comprometidos, inclusive há muito andava encurvado, em decorrência de problemas na coluna vertebral.

Discípulo do mestre, o violonista Fran Gomes, que ao longo dos últimos 14 anos acompanhou-o nas apresentações da dança, lamentou a perda em uma rede social: “A cultura de Rosário/MA acaba de perder um grande baluarte. [Laurentino] Era uma figura simples, como tinha que ser, amante da cultura popular. Descanse em paz, mestre, cantador, paizão”.

Sua subida é uma perda irreparável para a cultura popular do Maranhão. Mestre de uma dança singular, Louro, como era conhecido entre os mais íntimos, tinha a mesma estatura artística de uma Elza (da dança do Caroço de Tutóia), de uma Teté (do Cacuriá a que deu nome), de um Felipe (do Tambor de Crioula a que deu nome), de um Donato Alves (do bumba meu boi de Axixá), para ficarmos em uns poucos exemplos de mestres saudosos e fundamentais.

*

Em tempo: lamentável a cobertura zero dispensada à perda pelos meios de comunicação maranhense. Fui alcançado pela notícia ruim ontem à noite, no aeroporto de Brasília/DF, via tuiter. Obrigado, Raydenisson Sá e Fran Gomes!

Autor: zema ribeiro

homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais

9 comentários em “Obituário: Laurentino Sacramento”

  1. Zema vamo montar nosso bar! Tu tem que ter um espaço (físico) na ilha pra mostrar esse repertório cultural que tu tem. Fico maravilhado com o que vejo no teu blog.
    Tive informações sobre Laurentino quando fui a Morros. Já tem algum tempo. Pena perde lo.

  2. Republicou isso em e comentado:
    O site lamenta a perda do Mestre Louro, Laurentino Sacramento, fundador do Lelê de São Simão e grande representante da Cultura Popular Maranhense.

  3. Amigo Zema, a comunidade de São Simão fica muito feliz com a sua preocupação em registrar estas momentos em q perdemos pessoas com Mestre Laurentino Sacramente, grande baluarte do Lelê de São Simão, estive ao seu lado durante 14 anos pelos terreiros da vida e sei o qnto és merecedor de tdo carinho por sua parte e de uma outra q possui a arte popular no coração! mas vle parceiro, o Lelê segue o caminho q o mestre traçou, vamos nos encontrar por ai nas emboladas e violadas dos aboios do nosso LELÊ DE SÃO SIMÃO! abraços irmåo!

    1. fran, obrigado! é nosso dever manter vivo o legado de mestre laurentino. hoje amanheci ouvindo saudosos mestres aqui em casa: laurentino, coxinho, dona elza e canuto. abração!

  4. Sou rosariense, escrevo sobre cultura popular e história da querida Rosário, em um perfil no facebook, intitulado “Pretérito Rosário”. Soube da notícia de falecimento de “Seu” Laurentino, por uma postagem do estimado Fran Gomes, fiquei surpreso com a perda. Logo publiquei sobre… Mas, é uma pena ver, que foi pouco propagado tudo isso, nas mídias sociais.
    O Mestre Laurentino, deixou sua singularidade na cultura popular maranhense e, quiçá, brasileira, por que não?! Pois, temos o orgulho de dizer: O Lelê é nosso! Criação nossa! Tem coisa melhor do que isso?Saber que foram os personagens emblemáticos de nossa dileto chão que, participaram de mais uma invenção, dentro das manifestações populares.
    Salve o Lelê de São Simão, já dizia Laurentino Sacramento.

    1. breno, laurentino é mais um mestre que sobe sem o devido reconhecimento de gestores públicos. com, sem ou apesar deles, a manifestação resistirá. abraço!

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s