“Juventude”, “humor” e “política”

Tudo entre aspas, não necessariamente nessa ordem.

“Vice-presidente municipal do PSDB defende campanha sem baixarias”, anuncia manchete na página 3 [Política] do Jornal Pequeno de hoje (14).

A manchete por si só já me daria motivos para rir, pois reúne em si o PSDB e baixarias, como se esta(s) fosse(m) o significado da última letra da sigla.

Lendo o texto penso no desserviço prestado pelo Jornal Pequeno, espécie de Diário Tucano ludovicense, a bater palmas para tudo o que fazem o prefeito João Castelo, candidato à reeleição, e seu partido.

O vice-presidente citado na manchete é o jornalista José Linhares Jr., não à toa, blogueiro abrigado no Jornal Pequeno, onde vive a desfilar baixarias. Ou vocês vão dizer que é elegante a montagem em que o Coringa (do Batman) entrevista o candidato Edivaldo Holanda Jr? Ou a Coligação “Queima Tadeu”, montagem em que o ex-prefeito-candidato aparece ladeado por seus opositores Flávio Dino, Edivaldo Holanda Jr. e Washington Oliveira? De tão “baixarias”, este blogue prefere nem reproduzi-las.

“Eleição não é brincadeira de quem passa o dia inteiro no Facebook plantando mentiras e tentando confundir o eleitor por desespero”, afirma o jornalista-vice-presidente, segundo o texto, quiçá de sua própria lavra. “Nossa coligação não vai entrar nesse jogo”, continua. A coligação talvez não (embora eu não acredite): ele já entrou, embora não no Facebook, mas em seu blogue pequeno-tucano.

É hilariante também a contradição: Linhares critica a postura do também jornalista Márcio Jerry, presidente municipal do PCdoB, de supostamente aparecer mais que Roberto Rocha, candidato a vice-prefeito na campanha que coordena. Ora, a veiculação deste texto não tira os holofotes de Neto Evangelista e joga-os em Linhares Jr.?

José Linhares Jr. é uma espécie de Washington Oliveira jovem: o expoente maior do sarnopetismo maranhense cansou da esquerda, após uma vida inteira nela; o primeiro, agora aos 30 e poucos, cedo deixou a UJS pcdobista para tornar-se um dos principais nomes da ultradireita conservadora maranhense.

Este é um dos coordenadores da campanha de João Castelo à reeleição. No desespero por mais quatro anos em um cargo de confiança, ele certamente recorrerá a quaisquer expedientes. Inclusive baixarias. Está apenas cumprindo seu papel.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM). Coautor de "Chorografia do Maranhão (Pitomba!, 2018). Antifascista.

14 comentários em ““Juventude”, “humor” e “política””

  1. Suas observações estão corretíssimas. Quão surpresa fiquei, depois de acompanhar as baixarias desse rapaz no próprio blog, revelar ao Jornal Pequeno que pretende fazer uma campanha limpa. Fala sério, ele deveria ter vergonha.

  2. como nos ditos populares, o sujo não pode falar do mal lavado. ou: não se fala de corda em casa de enforcado. papelão do blogueiro-vice-presidente e do jornal que o abriga, né? se merecem… abração!

  3. Esse Linhares é de morrer de rir, no bom sentido da política do pão e circo. Mas, analisando seriamente a situação é trágica. De tão incoerente várias questões são levantadas. De pseudojornalista à coordenador de campanha tucano. De porta-voz da sociedade à menino de recado da campanha de releeição de um político que nada fez por São Luís, além de enrolar por quatro anos. Realmente deprimente.

  4. kkkkkkkkkkkkkk
    Só pude rir!
    Esse Linhares é uma piada pronta! Um tucaninho com alma de palhaço metido à politiqueiro! Foi pedir ” campanha limpa” por que não aguentou mais o horror de ironias á CAOSTELO que aparecem todos os dias no Facebook …..
    Se lascou….

  5. linhares age por conveniência. quer campanha limpa, mas não trata de limpar a própria campanha que coordena. são luís não merece mais quatro anos de castelo, linhares e cia. abraços, pedro e mauro!

  6. boa observação, zema. venho acompanhando alguns blogs daqui e fico irritada como eles repassam a informação sem mesmo discutir, questionar, parecem aquele boneco joão bobo. Agora quanto ao Linhares, acho que ele começou a sentir do próprio veneno, pois como tu bem pontuou, ele é o rei da campanha suja na internet, com ataques aos oponentes do candidato dele, mas a ideia pulverizou e quando fizeram pra castelo, o que ele fazia para os outros, ele viu que a coisa não daria tão certo, já que as charges para castelo tem muito fundamento.

  7. Belíssimo texto!! Está faltando a discussão sobre política de fato. Não podemos continuar em uma cidade completamente esquecida pelo poder público municipal. São mais quatro anos de governo!! O que percebemos desse Linhares é um comportamento sujo. Precisamos não somente de BONS POLÍTICOS mas, de BONS JORNALISTAS, pois é a classe que representa a gente.

  8. Esse lLinhares é um tremendo de um cara de pau, fora que o que ele faz não se pode chamar de jornalismo, pois jornalista de verdade não se vende como o mesmo fez. E fico surpresa com a tremenda cara de pau dele em dizer que vai fazer uma campanha limpa, pelo amor de Deus, quantas vezes esse cidadão já atacou Edivaldo com tamanha baixaria. Ele tá é querendo garantir mais quatro anos nas costas de Castelo.

  9. Concordo plenamente quando diz. “Está apenas cumprindo o seu papel”. Um homem baixo, fútil….é só ver no blog dele como trata as pessoas que ali fazem suas observações. O que o dinheiro e o poder não faz, lamentável. Essa que é a campanha de Caostelo baixo nível, cheio de acusações pessoas de má indole que só pensam no seu próprio bolso. Detesto o Caostelo e se depender de mim ele não volta nunca mais.

  10. Concordo quando diz. “Está apenas cumprindo o seu papel”. Um homem baixo, fútil….é só ver no blog dele como trata as pessoas que ali fazem suas observações. O que o dinheiro e o poder não faz, lamentável. Essa que é a campanha de Caostelo baixo nível, cheio de acusações pessoas de má indole que só pensam no seu próprio bolso. Detesto o Caostelo e se depender de mim ele não volta nunca mais.

  11. isadora, julia, mabi, fernanda: o debate político que se trava é sempre muito raso, e não muda, eleição após eleição. em geral, falam apenas os que têm interesse no processo em si (as eleições e os quatro anos garantidos após elas). este blogue não recebe dinheiro de candidatura nenhuma, já declarou voto em candidato (como sempre faz) e procura fazer (o que também encontra ecos nas redes sociais) a crítica a determinadas posturas no período eleitoral. contente com suas leituras atentas. obrigado pela participação. abraços!

  12. Linhares é hilário mesmo! Quando vomita “insultos e grosserias que empobrecem e ridicularizam o debate eleitoral”. E as postagens que ele faz no próprio blog denotando os adversários? E os memes criados por ele mesmo ridicularizando candidatos como Tadeu, Edivaldo e companhia? Não entendi nada. Isso prova que ele já está bem inserido na política mesmo, “dizdizendo” o que disse antes. De tão comediante estava ganhando até o apelido de “galinhares”. Agora outra postura???

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s