são benedito na são pantaleão

[mestre felipe, um dos importantes personagens que compõem a decoração da são pantaleão. foto: zema ribeiro]

logo mais, às 15h, na casa das minas (rua de são pantaleão, 857, centro), o tambor de crioula do maranhão será reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, em reunião do conselho consultivo do iphan, que acontecerá a portas fechadas e terá a presença de, entre outros, gilberto gil, ministro da cultura, que anunciou que fará o cortejo pós-reunião até a fábrica das artes (rua de são pantaleão, ao lado do ceprama) descalço. mais de 50 grupos de tambor de crioula de são luís desfilarão pela bela passarela em que se transformou a são pantaleão. sobre o acontecimento escrevi (novamente) para o a tarde de hoje (nas bancas, logo mais). na fábrica das artes está instalado o museu do tambor de crioula e grande festa marcará o encerramento deste evento ímpar. apareça!


[vista da decoração da são pantaleão, rua que virou passarela. foto: zema ribeiro]

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM). Coautor de "Chorografia do Maranhão (Pitomba!, 2018). Antifascista.

4 comentários em “são benedito na são pantaleão”

  1. A festa foi bonita mesmo. Emoção sem igual ao ver como enquanto rolava a solenidade, coreiros e coreiras mantiveram as luzes voltadas para o tambor. Emoção por conta das fotos que ladearam o cortejo, emoção por ver a empolgação no rosto de brincantes. Emoção porque participei da pesquisa do Iphan e porque cada sorriso que vi ali me fez ver que, às vezes, tanta burocracia pode levar a alguma coisa de carne, osso e desejo.Renata Cordeiro

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s