cenas da literatura

“entendem eles que para nos emanciparmos do jugo português devemos, o quanto antes, emanciparmos da língua lusitana a nossa língua, e o melhor meio de o fazer será abrigarmos no idioma novo toda forma de linguagem chula, de calão, de barbarismos e de sujeira em que, desgraçadamente, sempre foi fértil o linguajar do povo. em vez dos clássicos, dos puristas, dos camões e caterva dos séculos passados, falem e pontifiquem os malandros, os analfabetos, os idiotas, as prostitutas e a ralé mais baixa”

[campos de carvalho, em “planalto”, 15/setembro/1941; citado por antônio fraga, em “desabrigo”, de “desabrigo e outros trecos”, publicado pela editora relume dumará em 1999; o conto de fraga está na antologia “cenas da favela – as melhores histórias da periferia brasileira” (geração editorial/ediouro, 2007), organizada por nelson de oliveira e que conta com nomes como joca reiners terron, joão paulo cuenca, ronaldo bressane, joão antonio, marçal aquino, marcelino freire, paulo lins e carlos drummond de andrade, entre outros; resenha por aqui, em breve]

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM). Coautor de "Chorografia do Maranhão (Pitomba!, 2018). Antifascista.

2 comentários em “cenas da literatura”

  1. Zemita! Está feito. Faz assim: liga lá pra casa (3238 1368) e daí combinamos o horário. Mas tu tens que ir, porque eu não sei quando voltarei ao Maranhão e essa é uma excelente oportunidade de rever os amigos.Beijo grande.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s