uma sincera canção de vida

[primeira classe, jp turismo, jornal pequeno, hoje]

“Canção de Vida” celebra os cinqüenta anos da Cáritas Brasileira. Sobre o trabalho, Zema Ribeiro conversou com a intérprete Lena Machado, voz e alma do disco.

por Zema Ribeiro*

A Cáritas, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), festejou no último dia 12 de novembro, cinqüenta anos de atuação no Brasil. Para celebrar a data e a caminhada, o Regional Maranhão preparou o belo “Canção de Vida”, onde Lena Machado, integrante do Secretariado da Entidade no Maranhão há seis anos, emprestou sua voz e registrou dez faixas que marca(ra)m a trajetória da Cáritas Brasileira no Estado.

O violonista Luiz Jr. arranjou todo o disco e arregimentou os músicos que se ouvem nas composições de Cesar Teixeira, Jurandy Ferreira, João do Vale, Joãozinho Ribeiro, Chico Canhoto, Gonzaguinha, e Guarabira.

Flanelinha de Avião”, inédita de Cesar Teixeira, já é um hit e vem tocando nas rádios ludovicenses há um tempinho. Sobre este trabalho, Zema Ribeiro conversou com a intérprete Lena Machado.


[design: Raquel Noronha]

Entrevista: Lena Machado

Zema Ribeiro – Lena, o que significou para você emprestar sua voz para o disco “Canção de Vida”?

Lena Machado – Mais uma contribuição na minha trajetória de artista cidadã, com um caráter um pouco diferente, já que eu nunca havia gravado antes, de forma profissional.

ZR – Como se deu a escolha do repertório do disco?

LM – Foi um processo coletivo. Sentamos com a equipe do Colegiado Regional, pensamos um repertório a partir das músicas que eram cantadas regularmente em encontros e congressos da Cáritas e músicas que trouxessem algo de novo para essa caminhada. Nesse contexto entraram “Oração Latina[de Cesar Teixeira], que é uma música maranhense, mas que está sempre presente nos encontros nacionais, com grande identificação das pessoas, “Milhões de Uns[de Joãozinho Ribeiro] também, que foi cantada na noite de Celebração dos 50 anos da Cáritas durante a mais recente assembléia da CNBB. Queríamos diversificar o repertório, respeitando os programas e linhas de atuação da Cáritas, valorizando principalmente os compositores maranhenses.

ZR – E as inéditas? Como vocês chegaram até elas?

LM – Foi um processo de pesquisa, daquilo que poderíamos apresentar de novidade no cd, músicas que falassem dos contextos onde a Cáritas atua, o caso de meninos em situação de rua, presente em “Flanelinha de Avião”, e a realidade dos trabalhadores rurais, caso de “Sem Resposta”, além de uma ligação nossa com os compositores, no caso dessas duas, Cesar Teixeira e Chico Canhoto, de trajetórias muito ligadas às questões sociais, de denunciar isso através da arte. É também uma tentativa de fugir de canções que fossem panfletárias demais, dando um mergulho na fonte da música popular brasileira para tratar de temáticas infelizmente atualíssimas.

Serviço

O quê: “Canção de Vida
Quem: Lena Machado
Onde comprar: Cáritas Brasileira – Regional Maranhão (Rua do Alecrim, 343, Centro), Poeme-se (Rua do Sol, Centro, próximo ao Sindicato dos Bancários; Rua João Gualberto, 52, Praia Grande); Livraria Athenas (esquina de ruas do Sol e Antonio Rayol); Chico Discos (Rua do Ribeirão, 319, Centro – Fonte do Ribeirão).
Quanto: R$ 20,00 (preço sugerido).

* correspondente para o Maranhão do site Overmundo, escreve no blogue http://zemaribeiro.blogspot.com

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM). Coautor de "Chorografia do Maranhão (Pitomba!, 2018). Antifascista.

11 comentários em “uma sincera canção de vida”

  1. Zema, sou pesquisador musical do site Memória Musical no http://www.memoriamusical.com.br

    Você poderia gentilmente me informar a relação de faixas desse disco e os nomes dos compositores de todas as faixas? Gostaria de incluir o disco para pesquisa no site, porém preciso de tais informações do mesmo. Conto com a sua compreensão quanto ao trabalho que faço e aguardo por uma resposta sua. Grato.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s