vale protestar realiza espetáculo para enterrar a oligarquia sarney

[release recebido por e-mail]

O Vale Protestar retorna nesta sexta-feira com todo gás à Praça Nauro Machado (Praia Grande), a partir das 18h30min, com um espetáculo que inclui a reapresentação do intrigante esquete “O Batizado do Boi de Taipa” e um esperado show musical com a participação dos compositores maranhenses Escrete, Joãozinho Ribeiro e Cesar Teixeira, além da cantora Lena Machado e do Bloco Afro Akomabu.

A abertura ficará sob a responsabilidade do ator Moisés Nobre e da noviça Nadnamara, com seu violão rebelde, seguindo-se a apresentação do drama das Catirinas famintas que enfrentam a Madrinha vitalícia dos bois do Maranhão, mais conhecida como “A Branca”, ou “Rosengana”. O show musical está marcado para as 19h30min e não tem hora para acabar, pois o palco vai ficar à disposição dos sambistas do Beco da Faustina.

Durante todo o dia, a Praça Nauro Machado será também ocupada por uma mobilização em torno da campanha “Xô Rosengana“, com panfletagem contra a candidatura da filha do Faraó de Curupu e a continuação dos trabalhos de serigrafia em camisas.

O movimento Vale Protestar está nas ruas de São Luís desde o dia 21 de julho, quando realizou uma passeata até o Convento das Mercês, onde a Polícia Militar fechou os portões e impediu seus integrantes de entrarem para fazer uma panfletagem contra a grilagem do prédio pelo grupo Sarney. Nas semanas seguintes foram realizadas várias encenações de “O Batizado do Boi de Taipa” na Praia Grande e na cidade de Alcântara.

No dia 18 de agosto houve passeata e panfletagem na Rua Grande, sendo a personagem “Rosengana” vaiada o tempo todo, enquanto tentava comprar o voto do povo com dinheiro falso. A manifestação contou com a presença de militantes do Movimento Popular de Lutas Urbanas do João de Deus, do MST e lideranças de alguns partidos contrários ao monopólio da oligarquia Sarney na vida política do Maranhão, seguindo-se ainda a apresentação da peça teatral na Praça Deodoro.

Segundo o comitê de organização do Vale Protestar, a cacetada vai ser dura nesta sexta-feira, porém com muito humor, poesia e música. “É assim que a comunidade de São Luís pretende fazer os últimos preparativos para o enterro definitivo dos supostos donos do Maranhão, e, sobretudo festejar sua derrota ao ritmo das matracas, antes mesmo das eleições de 1º de outubro”.

VALE PROTESTAR
Convite Político-Cultural

O Vale Protestar realiza nesta sexta-feira, a partir das 18h30min, uma programação cultural com a apresentação do esquete teatral “O Batizado do Boi de Taipa” e show musical com Moisés Nobre, Nadnamara, Escrete, Joãzinho Ribeiro, Cesar Teixeira, Lena Machado e a Banda Afro Akomabu. Em seguida, o palco ficará à disposição do grupo de sambistas do Beco da Faustina, sem hora para acabar.

Durante todo o dia, a Praça Nauro Machado vai ser mobilizada pela Campanha “Xô Rosengana“, com a continuação das atividades de serigrafia em camisetas e panfletagem contra a candidatura de Roseana Sarney ao governo do Estado. A programação faz parte da mobilização político-cultural iniciada em julho pelo Vale Protestar contra a Oligarquia Sarney.

A Comissão Organizadora

*

Visitem: http://www.flogao.com.br/valeprotestar; as ilustrações deste post são de lá.

Autor: Zema Ribeiro

Homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais. Pai do José Antonio. Apresenta o Balaio Cultural (sábados, das 13h às 15h, na Rádio Timbira AM) e o Radioletra (sábados, às 20h45, na Rádio Universidade FM). Coautor de "Chorografia do Maranhão (Pitomba!, 2018). Antifascista.

10 comentários em “vale protestar realiza espetáculo para enterrar a oligarquia sarney”

  1. Tá ficando grande esse negócio. Bem maior do que quando escrevi no blog…Tchê, a um dado importante a ser levado em conta que é o fato de uma das blogueiras ser assessora da campanha de João Capiberibe. Não que isso torne sem sentido o protesto todo, mas questiona um pouco da inocência do ato dela.Mas claro, o Sarney é sem noção!Abraço, amigo!

  2. é praticamente impossível que protestos como esse não tenham conotações partidárias, infelizmente. mas já é hora de renovação: xô sarney e turma! abraço, paim!

  3. Hj vi um negócio engraçado, sobre a QUADRILHA SARNEY. Dizem q o ritual q eles fazem eh: em nome do Pai, em nome da filha e em nome do genro! Fora Corja! Tô com Zema!

  4. mas que tipo de renovação vc tá falando? renovação do bolso pra onde vai parar nosso dinheiro? só se for isso mesmo… rsrrseu tenho que rir pra não chorar porque todos esses que aí estão…

  5. “Quando a educação ganhar asas a oligarquia voará!”
    são dois métodos sujos, covardes, q os oligarcas usam q jamais um analfabeto ou pobre descobrirá. Eles se beneficiam da pobreza e miséria alheia e da falta de conhecimento. Ou seja: O povo pobre e tolo é tudo pra manter esses sanguessugas no poder a quase meio séculos. não é atoa q o maior índice de analfabetos está no Ma.
    È o estado mais pobre do Brasil. aqui o povo não tem vez e nem voz, somos amordaçados. Os jornais a tv tomaram conta de tudo; os protestos os movimentos democráticos são engavetados. são atitudes nojentas, ante-democrática em pleno século 21.
    Vamos as ruas juventude e dar um Não a essa oligarquia diabólica.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s