santa ignorância apresenta "a morte do boi desmiolado"

[de release recebido por e-mail]

o grupo teatral santa ignorância – cia de artes apresenta “a morte do boi desmiolado” na praça maria aragão, neste sábado, às 19 horas. com texto e roteiro musical de cesar teixeira, a peça é uma recriação do tradicional auto do bumba-meu-boi, onde, através do humor e da irreverência dos personagens, são enfocados os conflitos sociais vividos numa fazenda do maranhão.

formado por rosa ewerton, césar boaes, erivelto viana e lauande aires, o próprio elenco da companhia idealizou os figurinos e dirigiu o espetáculo, que conta ainda com as participações especiais de urias de oliveira, na confecção dos adereços, e do músico chileno francisco jara, responsável pela coordenação musical.

essa montagem tem sido um raro prazer, não só pela riqueza e graça dos personagens, mas também pela sua importância simbólica no contexto social. tivemos de nos superar com apenas quatro atores, quando a peça exige mais de vinte, incluindo músicos. a solução cênica foi preservar as figuras principais e fazer o revezamento de papéis e fantasias. creio que todos vão gostar”, explica rosa ewerton.

os atores também cantam e tocam alguns instrumentos durante o espetáculo, embora parte da trilha sonora tenha sido gravada em cd. segundo a atriz, “a morte do boi desmiolado” será reapresentada após os festejos juninos nos teatros da cidade e, se o grupo conseguir patrocinadores, deverá percorrer alguns terreiros do país.

cesar teixeira, autor da comédia, avisa aos amantes das brincadeiras juninas e do teatro popular: “esse boi não é batizado e nunca será. não pode ter madrinha, nem padrinho. vai continuar desmiolado e pagão”.

[devido a problemas de natureza política, o compositor não tem se apresentado ultimamente nos arraiais de são luís]

Autor: zema ribeiro

homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais

3 comentários em “santa ignorância apresenta "a morte do boi desmiolado"”

  1. Finalmente uma idéia original em nossos festejos juninos.Um bom sem padrinho e madrinha, pagão e feliz por não ter miolos.Como querem alguns de nossa ilha cercada de medíocres e com algumas pobres almas iluminadas, tentando nos tirar da mediocridade.

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s