Um “manual” apropriado

[Diário Cultural de hoje]

Dicas úteis para uma vida fútil. Capa. Reprodução

A coleção Sapos Saltitantes está revisitando uma das maiores vozes literárias dos Estados Unidos em todos os tempos: Mark Twain. Lições de moral e boas risadas estão garantidas em “Dicas Úteis Para Uma Vida Fútil”, livro da série, lançada no Brasil pela editora Relume Dumará.

Mark Twain (Samuel Langhorne Clemens, 1835 – 1910) é um filósofo que não se estuda na academia. Prova disso é o recente lançamento, pela Relume Dumará, de Dicas Úteis Para Uma Vida Fútil – Um Manual Para a Maldita Raça Humana (R$ 39,90, em média). A obra faz parte da coleção “Sapos Saltitantes” (título de um conto de Twain), que traz ao público, textos desconhecidos, redescobertos e famosos do autor. Os textos foram preparados cuidadosamente pelos editores do Projeto Mark Twain, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, onde está o maior arquivo mundial do escritor: obras, documentos originais, manuscritos.

Após tentar (e abandonar) uma série de profissões – gráfico, piloto de vapor, mineiro, especulador da bolsa, jornalista – Mark Twain descobre sua vocação para a literatura, embora considerasse a literatura que praticava – a de humor –ao menos inicialmente, como coisa menor. Mas dedicou-se com afinco a “escrever a sério para provocar riso nas criaturas do Senhor”. Ele que também teve a ambição de tornar-se um pregador do evangelho. “Não tive cabedal suficiente (isto é, religião)”, escreveria ao irmão, aos trinta anos de idade.

Sem a necessidade de ser lido em seqüência, “Dicas Úteis Para Uma Vida Fútil” reúne, pescados da obra de Twain e de escritos inéditos, aforismos, casos, propostas, máximas e advertências, onde o autor aconselha e reflete sobre vida familiar e boas maneiras em público, e opina sobre roupa, saúde, comida, educação dos filhos, proteção da casa e até mesmo sobre como lidar com ladrões e vendedores ambulantes.

Em “Complexo de Épico” (1973), Tom Zé afirmou: “todo compositor brasileiro é um complexado”, afirmando que o compositor brasileiro se leva a sério demais. Eu diria, parafraseando o gênio de Irará, que “todo acadêmico brasileiro é um complexado”. Talvez por isso, Mark Twain não seja considerado um filósofo. A seguir, trechos de “Dicas Úteis Para Uma Vida Fútil”. Com vocês, Mark Twain.

1. “A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros e uma consciência sonolenta”.
2. “A raça humana é formada pelos que são malditos e pelos que deveriam ser”.
3. “A etiqueta exige que admiremos a raça humana”.
4. “Nada precisa mudar tanto quanto as manias dos outros”.
5. “Quando penso na quantidade de gente desagradável que foi deste mundo para melhor, fico tentado a mudar de vida”.
6. “Seja desleixado no vestir, mas mantenha a alma limpa”.
7. “A roupa faz o homem. Povos que andam nus têm pouca ou nenhuma influência na sociedade”.
8. “Diz o provérbio que Deus protege as crianças e os idiotas: é verdade. Sei disso porque comprovei”.
9. “Obedeçam sempre aos pais, quando na presença deles. Essa é a melhor política a longo prazo pois, se não obedecerem, serão obrigados a obedecer. A maioria dos pais acha que sabe mais do que vocês e, em geral, é melhor vocês aceitarem essa superstição do que fazerem o que acham”.
10. “Deixe seu cachorro do lado de fora. Entra no céu quem merece. Se fosse por mérito, você ficaria de fora e o cachorro entraria.” (“Sugestão para pessoas prestes a entrarem no céu”, 1910, provavelmente último texto literário de Mark Twain).

Autor: zema ribeiro

homem de vícios antigos, ainda compra livros, discos e jornais

diga lá! não precisa concordar com o blogue. comentários grosseiros e/ou anônimos serão apagados

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s